Vintage Halloween

Você sabe qual é a origem do Halloween (Dia das Bruxas)?

Dia desses vi umas crianças passando nas casas e fazendo trick or treat   (“gostosuras ou travessuras”), mas por aqui isso é muito sem graça por não ser nossa tradição.

 

 

 

Embora essa data não tenha muita força em solo pátrio, vale a pena conhecer um pouco da origem de tal comemoração. :)

 

História do Halloween

Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) há cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow”s eve”, que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.

 Desde sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.

Não se sabe com exatidão quais eram os objetivos dos celtas a utilizarem objetos assustadores em suas casas nesse dia, ou porque usavam fantasias macabras. Os celtas não deixaram registros escritos, e sua história e tradições foi passada oralmente de geração para geração.

Uma das teorias a respeito dessa tradição é de que os celtas acreditavam que, nesse dia, os espíritos dos mortos se levantavam e saiam em busca dos vivos, de quem tomariam os corpos. A decoração e as fantasias assustadoras seriam utilizadas como forma de se defender. A frase “travessuras ou gostosuras” (trick or treat, em inglês) também tem origem na tradição celta, assim como a utilização da maçã de diversas maneiras durante o Halloween (cortada ao meio, a parte interna da maçã apresenta o desenho de um pentagrama) e as abóboras ocas iluminadas (para os celtas, nabos ocos).

Na Idade Média, a tradição era motivo de perseguição e condenação (à fogueira) por parte da Igreja. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado, e que a Igreja criou o Dia de Finados (dia 2 de novembro).

O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade incutida pela Igreja foram se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas, e dizendo a tradicional frase: “travessuras ou gostosuras”, para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.

O Halloween foi difundido pelo mundo por meio do cinema americano. No Brasil, além da televisão, as escolas de idiomas introduziram a festa entre as crianças e os jovens. A introdução de uma festa que nada tem a ver com a rica cultura brasileira foi motivo de protestos, o que levou o governo a criar, em 2005, o Dia do Saci, comemorado no mesmo dia do Halloween. (1)

Selecionei umas imagens de cartões e uns vídeos vintage fofíssimos de Halloween e fiz esse post especialmente para compartilhá-los. Espero que gostem!





Selecionei também uns vídeos de Halloween fantásticos (AMO desenhos antigos!!!):

Betty Boop Halloween Party (1933):

Disney Skeleton Dance (1929):

Outro da Betty Boop (a música é sem comentários!!! Essas canções antigas são lindas…):

Old Cartoons are Crazy (esse não é propriamente de Halloween, mas achei tão legal o vídeo que precisei postar – para quem gosta de desenhos antigos, é bem interessante):

Feliz Dia do Saci para nós! rsrsrs

Fontes: Info Escola (1) – Wikipedia

Fotos e vídeos: Reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s