Árvore da Felicidade: um presente especial.

“A Árvore-da-felicidade só traz felicidade quando é dada, nunca quando é comprada.”


Ontem fui pela primeira vez na casa de um casal de amigos muito queridos e meu namorado e eu os presenteamos com uma Árvore da Felicidade. Pareceu que eles gostaram de verdade do presente, e isso me deixou bem feliz pois desejo muitas felicidades a eles.

Sonho em ganhar uma árvore dessa há um tempo, pela simbologia dela, que considero muito bonita e vou dividir com vocês! :)

Segundo a tradição oriental, as “Árvores da Felicidade” trazem SORTE e ALEGRIA a quem as cultiva. Uma das condições para a boa fortuna chegar, é a de que devemos receber as mudinhas de presente. Assim, é o presente ideal para darmos a quem desejamos muita sorte, felicidade e energias positivas.

Existem duas espécies de plantas chamadas de árvore-da-felicidade. Elas se tornaram bem populares nos anos 70, quando a moda era usá-las formando um par: a “planta-macho” seria a Polyscias guilfoylei e a “fêmea”, a Polyscias fruticosa. Assim, para trazer boa sorte, a tradição é dar um vaso com ambas as espécies.

São espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas. A principal diferença entre elas é que a Polyscias fruticosa apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e a Polyscias guilfoylei possui folhas compostas, com uma cor verde mais intenso que a “fêmea”, lembrando a forma das folhas da salsa.

Podem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento. Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante.

Seu cultivo é fácil e um bom indicativo para as regas são as próprias folhas, que revelam a necessidade de água: nunca as deixe murchar, pois podem cair. Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não descuide de observar a planta, pois ela dá sinais de suas necessidades. Adube-as na primavera e verão.

A lenda da Árvore da Felicidade

“Existiu no antigo Japão a lenda de uma árvore mágica que diziam trazer felicidade e realizações a todos que passassem por ela.

A pequena Haru morava numa aldeia com sua família e já ouvira sua avó contar essa lenda, tendo o sonho infantil de encontrar essa árvore.

Sua família viviaem dificuldades. Certamanhã, ela e Anisan, seu irmão, brincavam pelas redondezas quando viram um velhinho sentado em uma pedra e dele se aproximaram.

– Bom dia!

– Bom dia! Que linda manhã de sol não é mesmo?

– Sim, o que o senhor faz por aqui?

– Estou descansando um pouco, pois vim de muito longe em busca da Árvore da Felicidade…

Haru e Anisan levantaram as orelhas, curiosos:

– Não sabíamos que essa árvore ficava por aqui…

– Ela não fica. Nesse lugar está o portal que nos leva até ela.

– Um portal?

– Sim, mas não é fácil chegar lá. Precisa-se ter boas pernas para subir aquela montanha e eu já estou meio velho…

As crianças olharam a grande montanha à sua frente e pensaram não ser tão difícil escala-la. Foi nesse momento que o velho propôs:

– Por que vocês não me ajudam a subir? Eu posso mostrar onde fica o portal para vocês…

Os irmãos se entreolharam. O velhinho parecia ser bonzinho e estava tão cansado que concordaram e começaram a caminhada.

Mesmo tendo um cajado, o velho subiu com dificuldade, e as crianças tiveram que apóia-lo quase o tempo todo.

Lá de cima, avistava-se toda a cidade e eles respiraram fundo quando chegaram.

– E agora? – perguntaram – Onde está o portal?

– Está bem à nossa frente…Mas só quem tem o coração puro pode ver…

As duas crianças olharam aquele imenso prado verde e nada conseguiam ver.

– Não vemos nada…- reclamou Ansan.

– Olhem com os olhos da alkma…- disse o velhinho – Está ali, bem à nossa frente. Já estou vendo…

– Haru fechou os olhos, sentiu a suave brisa da manhã, o calor do sol e pensou no quanto desejava conhecer essa árvore para trazer felicidade e prosperidade para sua família. Quando abriu os olhos, a magia aconteceu: ela viu um caminho que antes não estava ali!

– Veja, Anisan: uma passagem…parece meio invisível…

Anisan esfregou os olhos e também viu.

– Estou vendo! Vai dar num bosque!

– É isso mesmo! – sorriu o velhinho.

– Vamos!

E os três se aventuraram por aquele caminho.

Atravessando o portal, tudo parecia mais bonito: o verde era mais verde, as flores mais coloridas, o céu parecia mais azul. Havia pássaros e borboletas que eles nunca haviam imaginado!

-Como é lindo! – exclamaram as crianças.

Após passarem pela floresta, chegaram a uma clareira onde repousava isolada uma simples árvore frondosa, mas Haru soube na hora que era aquela.

– É aquela! Tenho certeza!

As crianças correram na frente, abraçando seu tronco e subindo em seus galhos…

– E agora? Como fazemos para ter felicidade? – quis saber Anisan.

– Basta fazer um pedido do fundo do seu coração! –explicou o velho.

Os irmãozinhos fecharam os olhos e pediram felicidade e prosperidade para sua família. Sentiram-se tão imensamente gratos por estarem ali, que suas almas resplandeceram. Ao abrirem os olhos, toda a árvore estava envolvida em uma grande luz, como se atendesse ao desejo dos garotos.

Ambos ficaram deslumbrados!

Haru chamou o velhinho: – O senhor não vai pedir nada?

Ele apenas sorriu, e disse:

– Na verdade, já sou muito feliz e vim aqui somente para traze-los, pois sei que são boas crianças, com pais que merecem ver seu desejo realizado. Acham que sabem voltar sozinhos?

– Claro! – respondeu Haru – mas não compreendo por que nos trouxe até aqui, subiu com tanta dificuldade e não pediu nada para si…

– Porque a verdadeira felicidade está em ver as outras pessoas felizes. Sou apenas o guia dessa árvore…Adeus crianças!

E assim dizendo, ele desapareceu, como um sopro.

Anisan e Haru se olharam assombrados, mas não sentiram medo, e sim gratidão pelo que o velhinho fizera.

Voltaram para casa correndo, contando as novidades para sua família que, daquele dia em diante, não mais passou fome, nem teve nenhuma necessidade, prosperando cada dia mais.”

Se você quiser presentear alguém com algo original, repleto de sentimentos e boas energias, esse é o presente perfeito!

Anúncios

23 comentários sobre “Árvore da Felicidade: um presente especial.

  1. Achei maravilhosa a lenda ,estava procurando plantas que harmonizassem minha casa,pena que não irei ganhar a árvore,terei que compra-la mas acredito nos bons fluidos que ela pode gerar em minha vida .
    Bjs Tania

  2. Olá, tive o oportunidade de viver essa magia. Ganhei de presente uma árvore da felicidade ,em um encontro holistico .Como disse a lenda a magia estará a onde tiver um coração puro. Acreditemmmmmmmm

  3. Achei linda demais a lenda e amo essa árvore,queria saber qual é o macho e a fêmea,vc pode me enviar um e-mail,me dizendo,acho que vou comprar o par,acho que a energia é melhor!! grande beijos!!

  4. Olá,hoje fui em uma floricultura e m encantei com essa arvore pois eu nao a conhecia(entendo pouco de plantas) e nem sabia d sua existencia e quando m falaram o nome m deu mais ainda vontade d ter uma,agora q descobri a lenda nao sei o q faço,queria ganha-la,sera q vale seu eu pedir meu marido de presente…indepente d nao ganhar vou cuidar com muito amor e carinho..Bjus Parabens pelo blog.

    • Olá Ingrid! Olha…Se vale ou não pedir de presente não sei. Mas eu peço pra todo mundo! hahahaha Quero muito ganhar uma também! É linda a lenda, né?! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Espero que volte sempre! :) Um beijo!

  5. Comprei uma arvore da felicidade mas so que coloquei uma em um vaso e a outra em outro vaso sera que e melhor eu plantar as duas juntas? ou sera que nao tem problema de ficarem separadas/?

  6. Adorei o comentário! Eu e meu esposo somos lideres de casais e vamos presentear nossos liderados com o vaso da muda da arvore para simbolizar o casamento deles, que o cultivar a planta seja como no relacionamento para possa dar bons frutos!

    • Oi Cleonice!

      Eu adoraria estar inclusa nesses liderados para ganhar uma também! hahahaha
      Eles certamente vão adorar! Ótima ideia! :)

      Beijos e obrigada pela participação no blog!

      Super beijo e ótimo fim-de-semana! :)

    • Oi Marília!

      Em São Paulo você encontra desde a mudinha até a árvore grande (o preço aumenta proporcionalmente ao tamanho) no Shopping Garden. Lá tem também uns vasos bem bonitos! Tem pedrinhas, cascalhos para ajudar a decorar o vaso…Na verdade pelo nome dá pra perceber que você encontrará de tudo, afinal é um shopping de plantas! rsrs
      Mesmo que você não compre nada vale o passeio pois tem plantas lindas lá!

      Escreva sempre que quiser e muuuuito obrigada de coração pela visita ao blog! ;)

      Um super beijo e bom fim-de-semana!

      Érica.

  7. Achei linda a história dessa árvore…já a tenho há mais de 20 anos…e quero compartilhar, que todas as vezes que estou passando por momentos difíceis, e meu coração entristece, várias folhas caem…mesmo estando regada, no mesmo lugar, sem vento ou seja, com os mesmos cuidados, parece que ela c*h*o*r*a* junto comigo… obrigada pela oportunidade de conhecer um pouquinho mais ….um sorriso…

  8. Bom Dia ! Tenho a árvore da felicidade em casa,mas não conhecia a lenda,achei linda ! No batizado de minha neta,pretendo presentear os convidados,que são parentes,com uma mudinha dessa planta pois acho que vão gostar muito.Obrigada pela lenda !

  9. Tenho um Buffet no qual o nome fantasia é Arvore da Felicidade.
    Fiquei tão emocionada e Feliz ao ler sobre a Lenda.Combina certo com as pessoas que compram suas festas comigo. Felicidade e prosperidade para todos..
    Com certeza como estou inaugurando vou presentear os convidados com mudas desta Linda Arvore da Felicidade.
    Muito obrigada por compartilhar algo tão Lindo.

  10. HOJE FUI A FLORICULTURA COMPRAR UM PRESENTE ,ESCOLHI UM VASO DE FLORES LINDO, DEPOIS DEI UMA VOLTA A FLORICULTURA , E POR UM ACASO ME ENCANTEI COM UM VASO DE ARVORE , E PERGUNTEI O NOME AO VENDEDOR , E ELE ME DISSE QUE ERA A ARVORE DA FELICIDADE,E QUE TINHA O MACHO E A FEMEA, COMPREI NA HORA . QUANDO FUI PESQUISAR SOBRE A ARVORE A LENDA DIZ QUE TEM QUE GANHAR, AÍ PAREI PENSEI, E AGORA? AI CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO EU MESMA ME DEI DE PRESENTE NÃO SÓ PARA MIM MAIS PARA MINHA FAMILA. <3

  11. TENHO UMA SUGESTÃO; DE UMA ÁRVORE A UMA AMIGA , OU PARENTE E PEÇA PARA ESSA PESSOA QUE GANHOU A ÁRVORE QUE LHE PRESENTEIE COM UMA MUDA, CONTE A ELA OS BENEFÍCIOS E GARANTO QUE JÁ JÁ VOCÊS VÃO GANHAR EU GANHEI A MUDA E SEMPRE TIRO MUDA DA MINHA E PRESENTEIO A PESSOAS QUE GOSTO, E JÁ DIGO QUE ELAS FAÇAM O MESMO BOA SORTE A VOCÊS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s