Cabelos sedosos e brilhantes?!

   Nunca fui escrava de salão de beleza. Até hidratação capilar sempre fiz em casa.

   Outro dia, fugindo à regra, fui ao salão cortar e dar um jeito nos “fios alternativos” (leia-se brancos) que começaram a aparecer.

   Depois de passar um tonalizante, o cabeleireiro fez uma cauterização e confesso que amei o resultado. Justamente por isso quis postar aqui o princípio desse tratamento, que repõe a queratina perdida dos fios, deixando-os extremamente brilhantes, macios e renovados. Vamos lá?!

   Primeiramente, vamos entender a estrutura dos nossos fios.

    Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.
     A espessura dos pêlos varia na casa dos centésimos de milímetros: por exemplo, os pêlos das barbas e sobrancelhas têm espessura de cerca de 0,03 mm.
    Na seção transversal de um fio verifica-se a existência de três zonas, de dentro para fora: medula, córtex e cutícula.

   

Medula

   É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Apresenta uma densidade celular baixa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio, onde a medula serviria para “direccionar” do novo fio para o poro.

Cutícula

   É a parte mais externa do fio de cabelo. Tem cerca de 5 a10 camadas de espessura, formadas por células que se empilham umas sobre as outras, formando uma superfície plana. Estas camadas mantêm-se unidas através das ceramidas (as moléculas base dos esfingolípidos, muito abundantes na bicamada lipídica das membranas celulares). Estas células queratinizadas, com altas concentrações de enxofre, funcionam como uma barreira protetora para o Córtex e a Medula e são responsáveis pelo brilho, maciez e desembaraçamento dos cabelos.   

     A cutícula está sujeita às agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) e sofre devido a ações mecânicas (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc).

Córtex

   É uma camada intermediária, composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina (pigmento) e unidos por uma espécie de “cola biológica”, resultante das inúmeras ligações estabelecidas entre diversos compentes químicos. 

  O córtex representa cerca de 90% do peso natural da fibra. Devido à presença de melanina, é responsável por dar a cor natural ao cabelo. O   Córtex assegura a resistência e elasticidade dos cabelos.

   É nesta região que transformamos de todas as formas a estrutura do cabelo (por exemplo, pintar ou fazer permanente).



  
A importância da Queratina para os Cabelos 
 
 A queratina é uma proteína fibrosa que ajuda no processo de formação da estrutura do corpo. Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos e ajuda a formar as unhas e os cabelos.
  A queratina tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos. 
 O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição de queratina das madeixas.
À esquerda: fio danificado, com as escamas abertas. À direita: fio hidratado, com as escamas fechadas e tratadas.

  CUIDADO! Quando, entretanto, não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos à base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.



Cauterização (ou Plástica) Capilar   

   O tratamento de cauterização pode ser feito em salão de beleza ou em casa.

    Para obter um resultado mais eficiente, principalmente em cabelos mais ressecados, o ideal é que seja feito por profissionais em salão

     A cauterização é feita por etapas:

  • Os cabelos devem ser lavados duas vezes com xampu anti-resíduos para abrir as escamas e prepará-lo para a máscara de hidratação.
  • Antes de receber o creme, é importante secar com uma toalha para tirar o excesso de água.
  • Depois, os cabelos são separados em mechas para receber o creme e um reestruturador à base de colágeno. Deixa-se agir por 20 minutos e então enxágua-se.
  • Após retirar todo produto, é aplicado um composto a base de queratina.
  • Assim que todo o cabelo receber a queratina, novamente mechas serão separadas para serem secas com secador. Em seguida, passa-se a chapinha para a queratina penetrar nos fios com maior eficiência.
  • Para finalizar, os cabelos recebem óleo de silicone para abaixar ainda mais os fios, principalmente os novos.
   Depois de finalizar a cauterização, a recomendação ficar 3 dias sem lavar o cabelo para que os fios absorvam a queratina nesse período. 

   Vale lembrar que cada cabelo requer um tipo diferente de hidratação, pois cada tipo pode apresentar diferentes graus de ressecamento ou estrutura. O profissional deve analisar as necessidades do fio e determinar o método a ser usado.
  Pelo que andei lendo, a periodicidade desse tipo de tratamento é em torno de 15 dias para cabelos mais danificados e um mês para os menos danificados. Meu cabeleireiro recomendou 1 mês e disse que, com o tempo, o intervalo passa a ser maior, pois o cabelo “acumula” a queratina. Não deixa de ser um tratamento, né?!
    É isso. Eu amei o resultado e recomendo muito! Nunca fiz em casa, mas quando isso acontecer certamente postarei aqui. Se alguém já fez em casa e quiser dividir conosco a experiência, vai ser muito bom!
      Até! :)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s